IRIARTE CIA TEATRAL

CIRANDAS DO BRINCAR


O PROJETO

Cantigas de Roda é um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário e geralmente com coreografias.

Elas também podem ser chamadas de cirandas, e têm caráter folclórico. Esta prática, hoje em dia não tão presente na realidade infantil como antigamente devido às tecnologias existentes, é geralmente usada para entretenimento de crianças de todas as idades em locais como colégios, creches, parques, etc.

As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local. Através dela dá-se a conhecer costumes, cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, flora, fauna, crenças, dentre muitas outras coisas. O folclore de determinado local vai sendo construído aos poucos através não só de cantigas de roda, mas também de histórias populares contadas oralmente, cantigas de ninar e lendas.

O objetivo da Iriarte Cia Teatral é fornecer aos seus ouvintes um contato direto com essas cantigas através de histórias que apresenta as suas origens de acordo com a região e cultura em que foram criadas.



SINÓPSE DO ESPETÁCULO

Com muita música, bom humor e interatividade, dois contadores narram histórias sobre a origem das cantigas e brincadeiras de roda, as diferentes versões de acordo com a região do país, novas canções que foram incorporadas à cultura popular e histórias de cantigas que se perderam ao longo do tempo.



FICHA TÉCNICA

Espetáculo: CIRANDAS DO BRINCAR
Direção: Marcelo Monthesi
Elenco: Marcelo Monthesi e Lara Mangile
Cenografia: Josy Santana
Figurinos: Josy Santana
Adereços: Marcelo Monthesi
Sonoplastia e Violão: Lara Mangile
Iluminação: Osni Rossi
Duração: 50 minutos
Gênero: Infantil
Faixa etária recomendada: a partir de 02 anos
Tema: Cantigas de roda. Cultura Popular
Conteúdo: próprio para qualquer idade. Censura Livre.
Produção: Iriarte Cia Teatral


AGENDAMENTO PARA ESCOLAS!

cia.iriarte@bol.com.br
11 97261-4541 (WhatsApp)
11 2677-2839

Com Marcelo Monthesi