AS AVENTURAS DE PEDRO MALASARTES
SINOPSE DO ESPETÁCULO
Com muito humor, música ao vivo e em meio a quadrinhas e parlendas, Pedro Malasartes, um matuto andarilho vivencia com interatividade, várias de suas aventuras, onde precisou utilizar de sua esperteza e ousadia para conseguir tudo o que queria de uma velha avarenta.
Prêmio de Melhor Espetáculo na Mostra de Culturas Populares Tradicionais 2016 em São Bernardo do Campo.
O PROJETO
Nos idos do século XIX e início do século XX, as histórias de Pedro Malasartes percorriam todo o Brasil, narradas nas varandas das fazendas e das casas do interior, como também nas rodas dos tropeiros que ao pé do fogo, deliciavam-se com as artimanhas tecidas pelo astuto caboclinho.
Como a tradição oral acaba por gerar infindáveis interpretações, o mito de Pedro Malasartes foi aos poucos perdendo nitidez. Hoje são poucos os que dele se recordam.
Para que o nosso Pedro Malasartes não continue no nicho frio do esquecimento, eis aqui uma obra que o traz novamente à luz, dando-lhe novo sopro de vida e colocando-o diante daqueles que ao conhecê-lo, por certo dele jamais se esquecerão.
Pedro Malasartes não deve e nem pode morrer. Se isso acontecesse com ele, desapareceria uma pequena, mas preciosa parte da cultura popular brasileira. Portanto, esse espetáculo não deve ser visto apenas com olhos, mas também com o coração. E coração não tem olhos? Claro que tem. Olhos astutos que enxergarão por detrás da figura quase sobrenatural de Pedro Malasartes, muito da singeleza e da espontaneidade que povoou o mundo dos nossos avós, bisavós e tataravós.
O ciclo das histórias de Pedro Malasartes remonta aos tempos idos de um Brasil que há muito deixou de existir. Um Brasil de tropeiros ingênuos, de escravos nas senzalas, de sinhôs e sinhás, da gente simples da roça.
Eis aqui uma costura com algumas de suas aventuras bem divertidas, renascidas com novas cores e novos sabores. Conhecê-la é de certa forma, revisitar as velhas raízes da própria alma brasileira.
FICHA TÉCNICA
Espetáculo: AS AVENTURAS DE PEDRO MALASARTES
Dramaturgia: Marcelo Monthesi
Direção: Osni Rossi
Elenco: Marcelo Monthesi e Lara Mangile
Cenografia: Andrea Carvalho (Ratinha)
Figurinos: Josy Santana
Adereços: Marcelo Monthesi
Sonoplastia e Violão: Lara Mangile
Iluminação: Osni Rossi
Duração: 60 minutos
Gênero: Infantil
Faixa etária recomendada: a partir de 03 anos
Tema: Conto Popular
Conteúdo: próprio para qualquer idade. Censura Livre.
Produção: Iriarte Cia Teatral
AGENDAMENTO PARA ESCOLAS!
ciairiarte2001@gmail.com
11 97261-4541 (WhatsApp)
Com Marcelo Monthesi